Preaload Image

APRESENTAÇÃO: SOBRE NÓS E NOSSOS LAÇOS

 

O Nós Capixabas – CulturaS em RedeS tem sido um mutirão de inspiração para agentes comunitários de cultura de todo o território capixaba. Uma jornada de encontros, reflexão e formação envolvendo agentes de cultura da Região Metropolitana da Grande Vitória e das regiões sul e norte do Espírito Santo.

Esta publicação conta os nossos percursos entre março e setembro de 2021. Essa ação foi idealizada por educadores populares, realizada pela FASE/ES e implementada com recursos do edital Trilhas, via Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural/ Secretaria de Cultura do Espírito Santo. O projeto é uma costura coletiva de vozes, saberes e fazeres das equipes de coordenação, monitoria, mediação, tutoria, comunicação e cursistas, que gera uma trama diversa de entrelaçamentos, amarrações e pontas soltas para o futuro.

Queremos compartilhar aqui o caminho que percorremos e as pistas para quem quiser trilhar uma jornada semelhante. Seria impossível registrar tudo o que vivemos, então considere que este é um guia, que destaca processos, resultados e principalmente as vozes de quem esteve tecendo esta rede.

No capítulo 1, apresentamos o projeto e os quatro ciclos que o compuseram. Em seguida, mergulhamos em cada um dos seis cursos, seus conteúdos e a rede de saberes mobilizada para a discussão dos temas. No capítulo 3, trazemos os trabalhos finais, uma abordagem transdisciplinar que permitiu que os participantes de diferentes cursos se conectassem por afinidade para construir uma expressão da experiência vivida. No capítulo 4, apresentamos nosso inventário colaborativo de patrimônio imaterial que traz mestras e mestres que homenageamos, cujos saberes e trajetórias são inspiração. Por fim, no capítulo 5 contamos do nosso ciclo de monitorias e grupos de trabalhos e registramos o nosso evento de entrega pública dos resultados: Primavera Nós Capixabas – Mutirão de Festejos.

A conversa começa aqui, mas não termina ao final dessas páginas. Este é um convite para chegar mais perto, pegar um fio dessa trama e se conectar com a potência das CulturaS em RedeS.

    1 comentário

  1. evandro-depiante
    4 de janeiro de 2023
    Responder

    Que saudade!!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *