Jornada Nós Capixabas de formação de Agentes Comunitários de cultura!

330 vagas com bolsas de 300 e 900 reais em 6 cursos virtuais e gratuitos

 

Para jovens entre 18 e 29 anos que atuem em projetos comunitários de educação, arte, cultura, saúde e comunicação nas regiões norte, metropolitana e sul do Espírito Santo.

 

Abertura das Inscrições: 15 de Abril
Resultado: 01 de Maio
Início das Aulas: 05 de Maio

AGENTE COMUNITÁRIO DE CULTURA

“Tão importante quanto os agentes comunitários de saúde, são os agentes comunitários de cultura”

Este curso de 100h tem por objetivo contribuir para a formação de Agentes Comunitários de Cultura promovendo a compreensão da importância do acionamento em rede de iniciativas locais de valorização e fomento da cultura popular capixaba e do “modo de saber viver saber fazer” capixaba.

Os agentes comunitários de cultura fazem o trabalho de suporte, comunicação e organização de grupos, coletivos, movimentos, cooperativas, associações que atuem na área da cultura, modos de saber viver e saber fazer, expressões e manifestações culturais populares, tradicionais ou contemporâneas, rurais ou urbanas. Colaboram com a vida da comunidade ou dos grupos culturais do estado, estimulam e valorizam as pessoas, suas experiências e modo de viver . O conhecimento prévio para o agente cultural comunitário esta relacionado a técnicas de comunicação e pesquisa, como também a conhecimentos sobre a história de vida da comunidade, dos grupos, das mestras e mestres.

horas

vagas

bolsa

ESCREVENDO PROJETOS CULTURAIS: DA IDÉIA À CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Como colocar meu projeto cultural no papel e buscar recursos?

O objetivo deste curso é trazer elementos importantes para tirar ideias do papel e planejar ações. A pesquisa e o planejamento como veremos, nos permitem estabelecer metas, soluções e avaliar cenários, que também são etapas cruciais na idealização e viabilização de um projeto cultural.

horas

vagas

bolsa

PATRIMÔNIO CULTURAL: COMO CUIDAR?

Olhar e ver! Patrimônio Cultural como direito fundamental

Olhar e ver! Patrimônio Cultural como direito fundamental

Este curso visa transmitir informações de modo didático sobre as políticas de proteção e salvaguarda do Patrimônio Histórico cultural material e imaterial , com noções sobre conceitos e instrumentos de política pública como Registro, educação patrimonial, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial de uma comunidade e outros . Vamos realizar experiências coletivas pedagógicas de aplicação dos conhecimentos adquiridos num exercício de elaboração e desenvolvimento de plano de registro ou de mapeamento cultural territorial.

horas

vagas

bolsa

CULTURA ALIMENTAR, DAS ÁGUAS E DA SAÚDE

Conceitos e práticas comunitárias de promoção da saúde

Este curso visa trazer conhecimentos e informações sobre a relação umbilical e transdisciplinar entre Cultura, Meio Ambiente e Saberes Tradicionais, uma vez que hábitos cotidianos, como comer são também ato social, cultural e político. A referência do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas nesse sentido se produz em espaços de exploração humana e entrechoque cultural e político, através da disputa pelo controle dos sistemas alimentares, da água, da saúde e da sustentabilidade.

horas

vagas

bolsa

CULTURAS PERIFÉRICAS URBANAS

Execução e difusão de projetos culturais para a valorização de saberes e fazeres periféricos

Este curso propõe o re-conhecimento da periferia, suas lógicas tradicionais e contemporâneas, artísticas e culturais, no intuito de valorizar e respeitar seus bens culturais. Conhecendo a periferia, espera -se que os cursistas sejam capazes de pensar a execução de projetos, “de”, “para” e “com” a periferia.Pois “Não se pensa periferia, sem ela.”

horas

vagas

bolsa

SABERES DA TERRA E TECNOLOGIAS SOCIAIS

Territórios Vivos e a garantia dos modos de vida e da cultura dos povos tradicionais e do campo

Este curso de 30hs tem como objetivo promover um diálogo entre as tecnologias desde sempre usadas nos territórios tradicionais para a manutenção de seus modos de vida e as novas tecnologias aplicadas à vida no campo.

horas

vagas

bolsa

Contate-nos!