Preaload Image

APRESENTAÇÃO PERMACULTURA

Saímos da busca pelas utopias e vamos para as protopias! Aqui neste sítio agroecologico e permacultural estamos cultivando protótipos. Vamos adubando ideias. Regando os sonhos. Ideias que possam ser desenvolvidas com o cuidado que merecem.

EM BREVE TEXTOS E IMAGENS COMPLETOS!

IDEIA 1: CURSOS LIVRES

 

A plataforma Nós Capixabas plantou uma semente e, neste momento, está colhendo os seus frutos. Nossa semente germinou e dela nasceram quatro propostas de Cursos Livres. Esses cursos têm como objetivo o preenchimento das horas complementares de universitários capixabas, que estejam entre o 1º e o último período de suas graduações, bem como a expansão de saberes culturais que permeiam o nosso território capixaba e que possam colaborar para a expansão das atividades desenvolvidas pelos artistas locais. Além dos Cursos Livres, a plataforma contará com um espaço de mentoria destinado a tiragem de dúvidas sobre o enquadramento de textos universitários nas normas da ABNT.

  1. Escrita e leitura acadêmica: para jovens do primeiro período dos cursos de graduação;
  2. Como fazer seu portfólio: para artistas de todas as áreas artísticas;
  3. Mestre Naio nos ensina: saberes do patrimônio cultural capixaba;
  4. Tecnologia social: possibilidades de plantio de água.

 

Informações adicionais

As inscrições serão realizadas na plataforma Nós Capixabas, através do link https://noscapixabas.org/permacultura/. Cada cursista pode optar por uma ou mais modalidade de curso a ser desenvolvido no ato da inscrição.
Inscrições gratuitas.

Os cursos contam com entrega de certificado online ao final de suas realizações.

~~~ COLABORAR COM NÓS! ~~~

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

IDEIA 2: MEMBRESIA

 

Com o intuito de manter o vínculo com os cursistas, o Nós Capixabas desenvolveu um cadastro de membros, inicialmente, divido por pacotes. Tornar-se um membro do “Nós Capixabas” significa ter acesso a uma série de cursos, oficinas e produtos que serão produzidos pela própria plataforma. Dessa forma, estreitaremos a nossa relação e mensuraremos as áreas de interesse para elaboração de ofertas que estarão em constante atualização (pensando, sempre, em novas abordagens que dialoguem com a demanda dos cursistas).

Pacotes
  • PACOTE MENSAL: Acesso às oficinas com emissão de certificado online
  • PACOTE SEMESTRAL: Acesso aos cursos com emissão de certificado online
  • PACOTE ANUAL: Acesso às oficinas e cursos com emissão de certificado online
  • PACOTE UNIVERSITÁRIO: Acesso às oficinas e cursos com emissão de certificado online + carteirinha nós capixabas que proporciona outros benefícios, tais como: desconto em farmácias e livrarias, desconto na aquisição dos produtos desenvolvidos pela própria plataforma (camisas, canecas personalizadas, por exemplo).
Informações adicionais

O cadastro pode ser feito na própria plataforma Nós Capixabas, através do link de acesso https://noscapixabas.org/permacultura/.

Para isso, solicitamos uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00.

~~~ COLABORAR COM NÓS! ~~~

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

IDEIA 3: Sessão Coragem Comunitária de autocuidado e cuidado comunitário

 

A plataforma Nós Capixabas plantou uma semente e, neste momento, está colhendo os seus frutos. Nossa semente germinou e dela nasceram quatro propostas, em uma delas falamos da Sessão Coragem Comunitária. Como o próprio nome diz aterem-se juntos em um ato de coragem coletiva.
O autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. Sendo responsável pela sua própria existência. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar. E assim os ciclos vão se repetindo continuamente, nos dando novas oportunidades e trazendo (re) começos e o conhecimento mais aprofundado sobre a nossa própria vida.
O sentimento de pertencimento e amor começa quando conseguimos desenvolver esse sentido de existência em nós mesmos. A experiência de se sentir acompanhado por si nos dará a chance de nos conectar com pessoas que sentem o mesmo por nós e nós por elas. A criação de laços na comunidade impulsiona o sentimento de pertencimento, e dá força de ser quem se é de verdade. Nesse ramo, a ideia é trazer a essência da Permacultura – em seu conceito é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução. E dentro deste fluxo ser e colaborar com a coragem em todos os sentires coletivamente.

~~~ COLABORAR COM NÓS! ~~~

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

IDEIA 4: Nós e O Mestre Naio

 

Essa ideia nasceu da vontade de conectar Nós capixabas com saberes e fazeres de mestres desse território. Pensamos em produzir uns colares com a Casaca e linhas com nós simbolizando Nós Capixabas. A ideia é arrecadar fundos para manter a plataforma a partir de produções culturais.A casaca é instrumento do congo e símbolo cultural, e logo nos demos conta que isso é trabalho de mestre. Assim nasce a ponte com mestre Naio que é mestre de congo, capoeirista, artesão, mestre das casacas e coordenador da ACERBES – Associação Cultural Esportiva Recreativa Beatos do Espírito Santo.

A gente levou essa ideia pra ele mas logo ele nos trouxe muitas outras possibilidades. Intercâmbios, cursos, oficinas, eventos. E aqui estamos construindo essa parceria.

Instagram ACERBEShttps://www.instagram.com/acerbes/

Objetivo

Oferecer conhecimento de suas práticas na construção de instrumentos de Congo que além de serem feitos de materiais recicláveis são instrumentos que ajudam a dar continuidade a uma cultura que atravessa gerações.

Quem é o mestre?

Mestre Naio, Professor de Educação física, é um Mestre de Capoeira e do Congo, é como ele mesmo se intitula filho de vila velha, tem uma história marcada por lutas, sonhos, e conquistas, com as quais o seu trabalho ao longo de anos ajuda crianças especiais a se desenvolverem na música e muito além  disso, hoje lidera uma a Banda de Congo Beatos de São Benedito em Vila Velha com mais de 60 membros.

Sobre a CASACA!

Conta-se que no Espírito Santo, os escravos seguravam o pescoço da casaca  como se estivessem enforcando os senhores que lhe tivessem feito mal e tocavam como se estivessem machucando a costela de seus patrões

~~~ COLABORAR COM NÓS! ~~~

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

IDEIA 5: Uma plataforma independente para capixabas

 

Usar a plataforma Nós Capixabas como uma alternativa de contato virtual apenas para capixabas, ações capixabas, projetos capixabas, serviços oferecidos no território capixaba. Para agentes culturais comunitários utilizarem a fim de trocar ideias sobre projetos e serviços. Sem depender de algoritmo e número de seguidores. Sem depender de notificações em pop-up. Um espaço para ser alimentado quando quisermos expor o que estamos fazendo e pensando acerca de nossa comunidade. Não é necessário postar com regularidade, apenas um lugar onde essas coisas bonitas que nos dão esperança possam ficar reunidas, perto de vários outros sonhos e projetos.

~~~ COLABORAR COM NÓS! ~~~

Informações adicionais
  • Uma discussão em cada tópico, dividido por áreas da cultura (cultura popular, cultura campesina, cultura periférica urbana, cultura indígena, cultura afrobrasileira, etc.) e a partir desse tópico, ramificar em subtópicos de interesses (dança, teatro, artigos científico, grupo de pesquisa, centros culturais, práticas de saúde, agroecologia). Desse modo, pessoas das mesmas áreas podem saber o que estão planejando e fazendo e sonhando. Estando no sul ou norte do Espírito Santo, na praia ou montanha, na cidade ou no campo. E assim criar redes e trocas. Quase um blog coletivo.
  • Um Formulário apenas para sonhos e projetos que estão nos corações e mentes.
  • Um Formulário “o que ofereço” X”o que preciso” para em poucas palavras divulgarmos nossos trabalhos e serviços e produtos e dizer também que tipo de parcerias queremos fazer ou que tipo de serviços/produtos queremos apoiar/consumir.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.